É na diversidade e complementaridade de saberes e fazeres que o Filipe tem trilhado o seu caminho de vida, o qual o tem levado desde a investigação no Alaska, à vivência em eco-aldeias na Índia, à criação da Biovilla aqui mesmo no Parque Natural da Arrábida, a viver num barco em Barcelona durante o Doutoramento, ou até milhares de horas de formação em Sustentabilidade, Permacultura, Economia e Alterações Climáticas dadas em Portugal e na Europa.
Alfacinha de raiz, desde cedo ganhou mundo e tem criado a oportunidade de explorar e viver em diferentes latitudes e longitudes deste nosso mundo.
Nos últimos 15 anos tem-se dividido entre a investigação científica em alterações climáticas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o empreendedorismo social, a formação em Sustentabilidade e Regeneração e mais recentemente como guia de montanha e de escalada.
Fez a formação como Guia de Montanha na Escócia em 2019 e desde então tem procurado passar cada vez mais tempo rodeado dessas paisagens e desses gigantes de pedra. A sua grande paixão é a escalada, com preferência e foco nas grandes e clássicas linhas verticais dos Pirenéus ou dos Alpes.